dimanche 16 janvier 2011

«É fácil Portugal resvalar para o autoritarismo»


O candidato presidencial Manuel Alegre referiu-se hoje às cargas policiais que ocorreram nos tempos em que Cavaco Silva era primeiro-ministro e advertiu que é fácil o país resvalar para o autoritarismo.
Manuel Alegre falava numa sessão no Baião, com algumas centenas de apoiantes, depois do discurso do presidente da Câmara local, José Luís Carneiro.
Na sua intervenção, o candidato apoiado pelo PS e Bloco de Esquerda evidenciou os riscos de uma "mudança de democracia política" caso Cavaco Silva vença as eleições.
"Não podemos esquecer que o atual Presidente da República, quando foi primeiro-ministro, não deixou fazer manifestações como acontece agora com este Governo. Mandou reprimir os trabalhadores, os estudantes e mandou magueiradas de água aos polícias", disse.
Estes factos, segundo Alegre, "significa que é muito fácil resvalar para certas formas de autoritarismo, sobretudo num país que tem também essa tradição".
"Se for eleito Presidente saberei ser Presidente de todos os portugueses e serei -- e sou -- um homem de tolerância. E a tolerância é um valor muito importante num país como o nosso e num país com algumas tradições que não são boas", afirmou.
In Diário Digital / Lusa, 16/01/2011

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire