mercredi 19 janvier 2011

Alegre acusa Cavaco de despesismo


Manuel Alegre acusou hoje Cavaco Silva de despesismo na Presidência da República. «Não deixa de ser curioso que Cavaco Silva, depois de ter gasto na Presidência mais 30% que o seu antecessor Jorge Sampaio, venha agora acenar com o argumento da poupança», criticou o candidato presidencial apoiado pelo PS e pelo BE, num almoço-comício em Santa Maria da Feira.
No discurso, Alegre voltou a evocar as declarações de Cavaco Silva, que admitiu a possibilidade de uma crise política, para questionar: «Quem é que traz afinal o risco do aventureirismo político, quem é que afinal ameaça a estabilidade política, põe em causa a estabilidade social?». «Cavaco Silva é neste momento o principal factor da instabilidade», acrescentou o histórico socialista, defendendo que a sua candidatura representa o oposto - «Eu sou um garante da estabilidade política. Candidato-me para garantir a estabilidade política e a estabilidade social».
Num dia em que foi conhecida uma sondagem da Marktest, que dá a Alegre 15% das intenções de voto, contra 61% em Cavaco, o candidato presidencial reiterou o apelo da noite de ontem, pedindo aos apoiantes que «não se deixem impressionar com notícias e sondagens». E garantiu que o seu staff já «está a preparar a segunda volta».
A iniciativa de campanha contou também com uma intervenção do presidente da federação socialista de Aveiro, Pedro Nuno Santos, que apontou «o divisionismo e o sectarismo» como a «maior fragilidade» da esquerda. «Manuel Alegre foi o primeiro a identificar esta fragilidade, a perceber que era necessário construir pontes, mesmo contra a incompreensão de alguns dos meus camaradas», afirmou o dirigente do PS. «Cada vez que trabalhamos em conjunto, na esquerda, ganhamos», defendeu ainda, apontando um exemplo: «Lembrem-se da câmara municipal de Lisboa. Quando estamos a trabalhar em conjunto derrotamos a direita».
Manuel Alegre prossegue hoje o dia de campanha no distrito de Aveiro, num périplo que terminará num comício na terra natal do candidato, em Águeda, e que contará com a presença do secretário-geral do PS José Sócrates.
In Sol por Susete Francisco, 19 /01/2011

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire