jeudi 23 décembre 2010

Tantas notas gasta Cavaco... ou Cavaco Silva é o candidato que prevê gastar mais na campanha

Candidatura do actual Presidente da República apresentou o orçamento mais elevado para a campanha eleitoral. Manuel Alegre aparece em segundo lugar.
Cavaco Silva estima 2,1 milhões de euros de receitas, com mais de 1,5 milhões de euros provenientes de subvenção estatal e 550 mil de donativos e angariações de fundos. Nas despesas previstas, a maior fatia do orçamento do candidato apoiado pelo PSD, CDS e MEP destina-se a comícios e espectáculos, aos quais estão destinados 670 mil euros.
Manuel Alegre espera ter 1,9 milhões de euros de receitas, contando com 1,3 milhões de euros de subvenção estatal e 500 mil euros de contribuição de partidos políticos. «Estruturas, cartazes e telas» irão absorver a maior fatia das despesas previstas (num total de 1,6 milhões de euros), representando 490 mil euros dos gastos da campanha do candidato apoiado pelo PS e BE.
Fernando Nobre apresentou receitas esperadas de 842 mil euros, 511 mil dos quais provenientes de subvenção estatal e 331 mil de donativos, sendo a maior fatia da despesa prevista (331 mil euros) destinada à «concepção da campanha, agências de comunicação e estudos de mercado».
O candidato apoiado pelo PCP, Francisco Lopes, prevê gastar 800 mil euros na campanha, contando com 512 mil euros de subvenção estatal, 270 mil de contribuição de partidos políticos, e 16 mil euros de angariações de fundos. Estão destinados 200 mil euros para «publicidade, comunicação impressa e digital» e 200 mil euros para «estruturas, cartazes e telas».
Defensor Moura espera ter 250 mil euros de receitas, 225 mil dos quais provenientes da subvenção estatal, 20 mil euros de donativos e angariações de fundos e 5 mil euros de donativos dos proponentes da candidatura.
Botelho Ribeiro conta ter sete mil euros de receitas, inteiramente cobertas pela subvenção estatal, estando destinada a maior fatia da despesa (cinco mil euros) a «custos administrativos e operacionais».
José Manuel Coelho entregou hoje o orçamento e as assinaturas necessárias à candidatura no Tribunal Constitucional, não estando ainda o orçamento disponível.
Os orçamentos dos vários candidatos foram disponibilizados pela Entidade das Contas e Financiamentos Políticos.
Têm direito à subvenção estatal os candidatos à Presidência da República que obtenham pelo menos 5 por cento dos votos. Vinte por cento do valor da subvenção é igualmente distribuído pelos candidatos com pelo menos cinco por cento dos votos e os restantes 80 por cento são distribuídos na proporção dos resultados eleitorais obtidos.
A subvenção para as eleições para a Presidência da República é de valor total equivalente a 10000 salários mínimos mensais nacionais.
In TSF, 23/12/2010
Nascer duas vezes:

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire