lundi 13 décembre 2010

Alegre comenta Wikileaks com ironia: uma velha águia e não velho leão

O candidato presidencial afirmou hoje que teria sido mais apropriado se a diplomacia norte-americana, na sua correspondência sobre políticos portugueses, o caracterizasse como 'velha águia' [adepto do Benfica] em vez de 'velho leão' [adepto sportinguista].
Manuel Alegre reagiu com humor à divulgação pelo Wikileaks de alguns telegramas provenientes da embaixada norte-americana em Lisboa sobre a sua pessoa.
Nesses telegramas, o candidato presidencial apoiado pelo PS e Bloco de Esquerda é caracterizado como «um velho leão», como «dinossauro esquerdista» e como «alegresaurius».
«Velho leão é uma coisa bonita, embora deveriam ter dito velha águia», começou por comentar Manuel Alegre, que, após a Académica, tem o Benfica como segundo clube.
Já em relação ao facto de os diplomatas norte-americanos o definirem como um «dinossauro esquerdista», Manuel Alegre também usou o humor para responder.
«Quanto a dinossauros, digo que há dinossauros e dinossauros - e eu sou um T-Rex [o maior de todos entre os carnívoros]», disse.
Sobre o caso Wikileaks, que está a afectar a imagem da política externa dos Estados Unidos em todo o mundo, Manuel Alegre não quis fazer qualquer comentário sobre os assuntos que envolvem Portugal.
«Estamos perante um problema novo: coloca-se uma questão de liberdade de expressão, mas também de segredo de Estado, que tem de continuar a existir. Como é que estes dois valores se podem conciliar e como vamos sair disto, vamos ver. Não é fácil ter uma opinião clara sobre tudo, porque é um problema novo», sustentou Manuel Alegre.
In Lusa / SOL, 13/12/2010

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire