vendredi 22 octobre 2010

TENDÊNCIA SINDICAL SOCIALISTA DA UGT APOIA MANUEL ALEGRE

As próximas eleições Presidenciais são muito importantes para o nosso País.
Os trabalhadores portugueses confrontam-se com uma situação particularmente difícil:
· Um desemprego muito elevado e crescente, atingindo sobretudo os jovens;
· agravamento das situações de pobreza e exclusão, em especial entre idosos;
· Uma ameaça de ruptura financeira do País, com consequências graves em termos sociais, económicos e políticos.

Um Presidente tem uma magistratura de influência que poderá ser extremamente importante, particularmente neste momento, assegurando o regular funcionamento das Instituições Democráticas, o reforço do diálogo a todos os níveis e favorecendo políticas que tenham presentes, em especial, os impactos sociais.
As Candidaturas Presidenciais são individuais, devendo ter em conta a efectiva vontade de vencer, no quadro de um projecto político alternativo e não serem meros instrumentos de estratégias político-partidárias.
Todo o País conhece Manuel Alegre e o seu trajecto de lutador pela liberdade e pela democracia, antes e depois do 25 de Abril. Assumiu a luta contra a ditadura, arriscando a vida e a liberdade. Esteve na primeira linha na luta pela consolidação da democracia plural e participada, saída da Revolução de Abril.
Todos conhecemos a dimensão cultural, política e ética de Manuel Alegre e a sua determinação no assegurar o respeito pelos compromissos.
Uma candidatura presidencial tem por base um programa mas, após eleito, o presidente passa a ser o Presidente de todos os Portugueses.
Consideramos que MANUEL ALEGRE, enquanto Presidente da República:
· Garantirá o regular funcionamento das Instituições Democráticas, com uma Presidência interveniente, fora do quadro de intervenção partidária;
· Defenderá o Estado Social e uma Administração Pública de Qualidade, garante da igualdade de oportunidades e duma melhor Economia e Sociedade;
· Promoverá o diálogo social a todos os níveis;
· Será extremamente sensível aos problemas dos portugueses que hoje sofrem a pobreza, a exclusão, o desemprego, a precariedade e a insegurança no emprego;
· Promoverá o diálogo com os jovens e a sua integração na vida activa;
· Promoverá um combate às desigualdades sociais e apoiará políticas de igualdade de oportunidades, a todos os níveis;
· Defenderá a supremacia do poder político sobre o poder económico e a não subordinação do Estado aos interesses destes.

Queremos um Presidente activo, socialmente empenhado, garante do regular funcionamento das Instituições Democráticas e simultaneamente um Presidente de todos os Portugueses.
Por isso a Tendência Sindical Socialista da UGT vem manifestar o seu apoio e empenhamento na campanha do Candidato MANUEL ALEGRE.

Lisboa, 22 de Setembro de 2010
A TSS/UGT

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire