jeudi 4 novembre 2010

Mensagem de Manuel Alegre aos Mandatários Fora de Portugal e às Comunidades


O Presidente da República tem de considerar de igual modo tanto os Portugueses que vivem no país como todos os que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo, mas não esquecem a sua pátria e as suas origens e anseiam por um reconhecimento mais expressivo por parte de Portugal.
É por isso que me sinto muito honrado e agradecido com todos os mandatários que aceitaram colocar o seu empenho e entusiasmo na defesa da minha candidatura à Presidência da República, dando-lhe assim uma dimensão planetária. Agradeço a sua generosidade e a confiança que depositam em mim e nos valores que defendo de fraternidade e solidariedade e no meu compromisso de estar sempre atento e intervir para que as Comunidades Portuguesas possam ser melhor servidas, onde quer que estejam.
Agradeço, pois, ao Aurélio Pinto, em França, ao António Cunha, na Suíça, ao Nelson Rodrigues na Alemanha, à Mili Tasch Fernandes, no Luxemburgo, à Teresa Hymans, na Holanda. Ao Manuel Domingues Pinho, no Brasil, ao Jack Prazeres, no Canadá, ao Fernando Campos, na Venezuela, ao Albano Martins em Macau, e a outros que em breve serão também apresentados.
Mulheres e homens que conhecem bem as Comunidades Portuguesas e os seus anseios e estão sempre disponíveis para, tal como eu, dar o melhor por Portugal e pelos Portugueses.
Ainda no passado dia 29 foi aprovado na Assembleia da República um conjunto de propostas apresentadas pelo Partido Socialista para eliminar todas as restrições e mesmo discriminações ao direito de voto do Portugueses residentes no estrangeiro para as eleições presidenciais. Considero que essa legislação representa um importante avanço de cidadania que dignifica a nossa democracia e a eleição do Presidente da República. As nossas Comunidades espalhadas pelo mundo constituem um potencial riquíssimo para Portugal, um elo de ligação que precisa de ser mais valorizado e reconhecido pela nossa sociedade e pelos poderes públicos.
Assumo, por isso, como já o disse, o compromisso de representar os Portugueses que se encontram a viver e a trabalhar no estrangeiro, defender os seus interesses e valorizar e reconhecer as suas múltiplas dimensões, social, económica, cultural e política.
Saúdo, pois, os Portugueses que vivem na Europa, nas Américas, em África, na Ásia e na Oceânia. Confio no seu patriotismo e apelo à sua participação como forma de reforçar os laços que os unem a Portugal e assim possam contribuir de forma decisiva para eleger um Presidente com um visão do mundo progressista, justa e solidária, com uma dimensão humanista e cultural e que, por experiência própria, compreende bem o que é viver fora do país.
As próximas eleições presidenciais convocam-nos a todos, porque em democracia somos todos somos chamados a construir, permanentemente, esta grande nação que é Portugal.
Manuel Alegre

4 de Novembro de 2010

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire